Se você é esmoler (pessoa que dá esmolas frequentemente), fique sabendo que os tempos mudaram, e agora existe uma nova configuração de pedintes, e nessa pandemia a coisa evoluiu de um jeito que temos que nos adaptar, aprender.
Não se atreva a chamar um pedinte de mendigo, ele não é mendigo, pede simplesmente porque precisa, mas é exigente, não quer qualquer coisa, quer de preferência dinheiro, ou então chinelos havaianas e fraldas descartáveis que são produtos fáceis de vender e transformar em dinheiro.
Não dê roupas velhas, eles querem roupas novas de grife, não dê macarrão porque macarrão é fútil, balas nem pensar, se você der balas os moleques fazem guerra de balas, e se der arroz, vão jogar uns nos outros representando um casamento virtual na calçada.
Uma senhora disse que dava comida, ela era contra dar qualquer coisa, mas tinha medo de um dia passar fome e se arrepender de nunca ter dado de comer a um mendigo.
Assim eles pedem de terça à sábado, não trabalham de segunda porque estão cansados do fim de semana, e não trabalham domingo porque domingo é sagrado, só trabalha pecador.
Tem um tipo de pedinte que coage o esmoler, intimida, fala o que quer e quando não recebe faz cara feia, as vezes joga no chão na cara do esmoler, e tem um bêbado que frequenta a porta do supermercado comprando bebidas baratas e se mantendo sempre ébrio, que sentou no chão e ao passar uma pedestre ele sorriu, e a pedestre colocou dez reais na mão dele, assim ele acabou de descobrir uma nova atividade muito lucrativa, sentar no chão e esticar a mão, portanto nunca mais faltará dinheiro para as bebidas.
Um fornecedor veio fazer a entrega de cebola, e deu um saco de cebola para os mendigos, mas como cebola não tem utilidade, eles jogaram o saco na calçada, como jogam roupas, sapatos, biscoitos e qualquer coisa que não precisam no momento, e se depois precisarem é fácil, é só pedir novamente.
Uma pedinte veio para a calçada com um botijão de gás vazio, e como quem quiser doar o gás não vai trazer um botijão cheio para trocar, a pedinte é obrigada a receber em dinheiro o valor do gás, só que quem dá, não vai ficar vigiando se a pedinte vai continuar pedindo, e se a pedinte pode receber 100 reais de cada vez, porque ficar recebendo moedinhas?
A mesma pedinte trouxe um maço de contas para serem pagas, e pediu para um esmoler pagar, então ficou combinado do esmoler pagar e depois mandar o comprovante por e-mail, sim a pedinte tem e-mail, tem internet e tem celular.
Outro pedinte vem com um gatinho de uns dois meses amarrado pelo pescoço e com um cartaz dizendo que mora na rua com a esposa e o gato, e pede ajuda para comprar uma barraca. Disse que uma senhora se propôs lhe dar 600 reais, mas queria o gato em troca, então ele heroicamente disse para ela ficar com seu dinheiro, porque já estava com o gato há um mês e não abriria mão dele, na verdade o gato é um toque artístico para distrair as pessoas a não repararem em sua saúde e condições aptas para o trabalho.
No fim do dia, são muitas as sacolas acumuladas, e vem o marido de alguma delas, ou amigo com um carro em bom estado, põe tudo no porta malas e vão todos para a favela, e com certeza nunca mais irão trabalhar na vida, afinal nada justifica tamanho esforço, se é tão fácil pedir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário